quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Vai Votar?

Já que é epoca de eleições, nós do Indigo Blue resolvemos escrever sobre politica... ou falta dela! É típico do brasileiro encher a boca para falar de politica, sendo que não conhecem o obvio! O que cada político faz e seus respectivos cargos! Então, escrevemos de maneira simples e que qualquer um entenda sobre eles, assim você pode ler tudo, decorar e sair falando por aí que todos irão te achar o máximo, ainda que, essa atitude seja vergonhosa por que só afirma seu nivel de alinação e de ignorância.

Antes de falar dos cargos propriamente ditos, temos que saber o que são os três poderes e o que os mesmos manipulam. Então... Comecemos!

Sobre os Poderes:

Judiciário: Ele julga de acordo com a lei.É composto por juizes, desembargadores e ministro

Executivo: Ele executa as leis e de implementar novas leis perante a necessidade do Estado e do povo. No Brasil, o executivo é representado pelo presidente, já que nosso sistema é presidencialista, em países parlamentaristas, o executivo distingue o papel de chefe de estado e chefe de governo. É responsável pela administração do Estado.

Legislativo: É o poder que legisla, ou seja, que fica a cargo de sancionar ou vetar projetos de leis, também tem o poder de fiscalizar o Executivo, e julgá-lo se necessário. No presidencialismo, o legislativo é composto pelo congresso.

Sobre os Cargos:

Prefeito - As funções do Prefeito são bem visiveis e simples de serem compreendidas. Ele é o administrador da sua casa, que é a sua cidade. Tem que cuidar para que haja qualidade de vida e, para tal, ele fará uma série de ações, como por exemplo: ter um bom sistema de coleta de lixo para que a cidade fique sempre com um bom aspecto, um excelente transporte publico, ruas devidamente asfaltadas e com um saneamento básico de qualidade, investir em segurança para que seus cidadãos sintam-se livres para usufruir de tudo que a cidade pode oferecer. E o que pode oferecer? Escolas de boa qualidade, creches, postos de saude, hospitais, parques, praças, áreas de lazer, promover eventos que estimulem a arte, os esportes, musica a cultura geral, porém, de modo saldavel.
Mas para isso tudo existe um custo operacional, ou seja, a energia que ilumina os postes, a manutenção das pistas, o salario dos policiais, tudo isso não é de graça. E de onde a prefeitura tira a grana? Dos impostos. Se você não paga, é um inadimplente, que olhando de maneira geral, acaba destruindo essa engrenagem. Uma coisa depende da outra. Mas você pode argumentar "eu pago e a minha rua continua ruim". Tá, mas, você foi a prefeitura reclamar? Você chamou um vereador (essa é a função dele, ser a ponte do povo para a prefeitura, detalhes abaixo) para averiguar isso? Você fez algo além de reclamar na sexta feira no bar? Você exige que o prefeito preste contas? Se você não faz nada disso, perde o direito de sair falando mal, afinal, quem cala consente. "Ah! mas eu reclamei lá e nada aconteceu". Bem, existem variaveis, se uma prefeitura tem uma administração ruim, com coletas de impostos desiguais, ela acaba agindo como uma saia justa, você puxa a saia para tampar de um lado e acaba descobrindo o outro. Se a prefeitura é pobre, ela irá (a menos deveria ser assim) priorizar as necessidades mais urgentes.
Todavia existe a questão da capitação e mobilização de recusrsos, a prefeitura tem sim que contratar gente especializada para agir em busca de investidores, que tenham interesse em investir nos setores que darão lucro para a população e para a prefeitura. Haver um intercambio entre prefeituras de outros países para a troca de experiencia é fundamental. Todavia não devemos esquecer das linhas de crditos, que fazem a economia girar, a prefeitura deve elaborar programas de empregos para que exista o consumo nas populações de baixa renda e cuidar para que os ricos da cidade não migrem e levem junto com eles o poder monetário que ajuda a economia girar e sem eles, ela vira uma falência total, logo, os ricos também são prioridade.

Ou seja, a prefeitura é a responsavel pela sua qualidade de vida! E sua escolha irá refletir seu desejo de viver bem, mal ou na mediocridade.

Vereador - O vereador é a ponte dos cidadãos com a prefeitura, é a pessoa que vai visitar lugares, vendo e analisando a situação da população. É ele quem deve lembrar a prefeitura daquele lugarejo afastado que necessita de saneamento básico e saúde. Mas sua posição não se restringe apenas em ser um fiscal, mas também um legislador, ou seja, ele também cria leis que tornem a sociedade mais justa e humana; promove a fiscalização financeira, é ele quem fica de olho no prefeito para ver se ele não está colocando umas verdinhas no bolso sem ninguém ver; ele mantém o controle externo do Poder Executivo Municipal, que nesse caso é o prefeito, logo cabe a ele a responsabilidade de fazer o prefeito andar na linha, principalmente quanto à execução orçamentária (da grana dos cofres públicos) ao julgamento das contas apresentadas pelo mesmo.
É seu direito e dever cobrar do vereador uma atitude de modo a apresentar proposições e sugerir medidas que vizem o interesse coletivo, a usar a palavra de autoridade constituída em defesa do município e de seus habitantes, participe, sugira, debata. Cobre de seu vereador uma posição de real legislador e de fiscal dos poderes. Afinal, a câmara dos vereadores fazem reuniões abertas para o publico, fica lá aberta aos grilinhos, por que ninguém vai. Mas é seu direito ir lá e assitir as seções, pois assim, irá evitar que eles criem leis se favorecendo e aumentando seus proprios salarios, e dessa forma se fazer presente como cidadão exigindo dos seus representantes uma cidade melhor.

Ou seja, se o prefeito fizer merda, cabe ao vereador chamar sua atenção, da uma regulada e contar para todo mundo!

Deputado Estadual - O deputado estadual, de acordo com a Constituição brasileira de 1988, é o representante do povo na Assembléia Legislativa de seus Estados. Ele tem que pensar com a mente da população, priorizando os desejos e necessidades das mesmas. Vetar ou aprovar leis conforme sejam necessarias para o povo, visando sempre se o povo ficará bem.
Cabe ao deputado estadual o ato de legislar e manter-se como guardião fiel das leis e dogmas constitucionais estaduais, inclusive podendo propor, emendar, alterar, revogar, derrogar leis, leis complementares, e emenda à Constituição estadual, além de outras competências previstas em leis. Tudo isso visando o povo e priorizando o mesmo.

Ou seja, se você escolhe um deputado estadual ruim, você só vai perder a sua voz na camara nos momentos cruciais de decisões!

Governador - Governador é o cargo político que representa o poder executivo na esfera dos Estados e do Distrito Federal. Cabe a ele ir brigar pelo seu Estado em Brasilia, agrariar recursos, atrair investimentos, administrar o Estado como um todo usando os relatórios feitos pelos prefitos e vereadores como base para investimentos e grandes obras federais.
Se o Prefeito e o Vereador falham no momento de prestação de contas, logo, O ESTADO INTEIRO FALHA! Nunca esqueçam que politica é como a engrenagem de um relogio, para os ponteiros se moverem como devem, tudo lá dentro deve ter um sincronismo, se não ele para e já vio, né?

É função do governador: a direção da administração estadual e a representação do Estado em suas relações jurídicas, políticas e administrativas, defendendo seus interesses junto à Presidência e buscando investimentos e obras federais.

Deputado Federal - São eles, os Deputados Federais, que vão cuidar das leis de modo favorecerem o povo do estado que vieram, tem o poder de convocar constituições e criar outras leis. Se você vota em um maluco... Bem... Você perde sua voz na câmara federal, já que o Deputado Federal é como um Deputado Estadual, só que ao invés de ficar restrito aos municípios e ao povo de sua região, o Deputado Federal fica em Brasília e tem que zelar pelo povo do seu Estado como um todo frente ao poder executivo, isto é, o presidente, e mostrar o que o povo deseja, necessita e merece.
Sua função de legislar também vai muito mais longe do que fazer leis bobas, ele tem a obrigação de manter-se como guardião fiel das leis e dogmas constitucionais nacionais, inclusive podendo propor, emendar, alterar, revogar, derrogar leis, leis complementares, emenda à Constituição federal e propor emenda para a constituição de um novo Congresso Constituinte (para elaboração de nova Constituição). Logo, o ideal para esse cargo que trás responsabilidades tão especificas do ambito do direito é que no mínimo o candidato tenha um nivel superior na área jurídica. Também competem a eles a função de representantes nacionais populares que devem decidir sobre os assuntos de competência legislativa da União, além de exercer a fiscalização dos atos do Poder Executivo, algo como os vereadores da presidência, tudo dentro dos termos constitucionais.

O Deputado federal deve legislar e vizando favorecer o povo do seu Estado de origem sem atacar ou prejudicar outros! Tem que ser um profundo conhecedor da lei e da ordem. E não um comediante que nem ao menos sabe o que se faz no cargo.


Senador - Antes de definir senador, vamos saber o que é Senado: O Senado, compõe o Congresso Nacional, é onde são elaboradas ou modificadas as leis que regem o dia-a-dia dos brasileiros. Pela logica, o Senador, vai ser o cara que manipula essas leis, vetam ou não, aprova ou não a idéia dos Deputados, que ficam na câmara dos deputados que é ao lado do senado.
Ao contrário dos deputados, que representam os eleitores ou o povo propriamente dito, os Senadores representam apenas os interesses do Estados dentro da Federação. Entre suas prerrogativas, estão as de aprovar as dívidas dos Estados, admitir a diretoria do Banco Central e dar a decisão final quanto aos acordos internacionais a serem firmados pelo governo. Os senadores também analisam e votam projetos de lei, têm a atribuição de zelar pelos direitos constitucionais do povo e fiscalizar as ações e gastos das atividades do Presidente da República, assim como os Deputados Federais.

O Senado Federal também funciona como uma Câmara Revisora, quando o projeto sai da Câmara dos Deputados. Tecnicamente é por que a idéia que se tem é de que os senadores são homens mais experientes, podendo analisar com maior prudência e moderação os projetos propostos pelos Deputados Federais. E mais! Eles têm mandato de oito anos. Por isso a suma importancia na hora de se escolher um! Afinal, já deu para notar o tamanho da responsabilidade e o tempo que ficarão! A representação dos Estados no Senado se renova a cada quatro anos, alternadamente, por um e dois terços. Atualmente 81 senadores ocupam cadeira no Senado Federal brasileiro.


Presidente - Antes de mais nada! É o "garoto propaganda" do país! Ele tem sim que sair viajando e exercendo diplomacia com o pessoal do Itamaraty, fechando acordos e atraindo investimentos. Afinal, todo país tem que ter seus lideres em positivo com a opinião publica internacional! Podemos ver o caso clássico do Bush, o que suas ações levaram a população mundial a sentir? Um antiamericanismo doentio. E no final do seu mandato, dentro do seu proprio país, teve seu nome usado para um aterro sanitário, ou seja, seu nome batisou uma lixeira na Califórnia. Se Bush é péssimo, as pessoas ao redor do mundo vão acreditar automaticamente que seus cidadãos também sejam, como aconteceu com os USA. O presidente é uma figura internacional, ele que tem que levar adiante os interesses nacionais. Porém, de maneira geral, podemos dizer que é basicamente isso que ele tem como obrigação:

# Nomear e demitir os ministros de Estado;
# Exercer com o auxílio dos ministros de Estado, a direção superior da administração federal;
# Sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para a sua execução;
# Vetar projetos de lei, total ou parcialmente, ou solicitar sua consideração ao Congresso Nacional;
# Manter relações com países estrangeiros e acreditar seus representantes diplomáticos;
# Decretar o estado de defesa, o estado de sítio e a intervenção federal, nos termos da Constituição;
# Remeter ao Congresso o plano de governo, o plano plurianual de investimentos, assim como a prestação anual das contas relativas ao exercício anterior;
# Exercer o comando supremo das Forças Armadas e nomear os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, promover seus oficiais-generais e nomeá-los para outros cargos.

Bem, ao ler tudo isso vocês devem está angustiados se perguntando, "Meu deus! O que nós fizemos! Colocamos um ser sem nivel superior lá e... E os atuais candidatos nenhum parecem ter competência para o cargo! E agora???" Bem... De fato ninguém o tem. A menos que desde zigoto você seja ensinado, ninguém realmente o tem. Por isso a importância da equipe do Presidente! Eles tem que ser muito bons para evitar possiveis tijoladas! Ou seja, se você votou em um monte de porcarias desde Prefeito até Senador, não espere que seu Presidente faça coisas muito inteligentes. Politica é como a engrenagem de um relógio, para os ponteiros andarem é necessário que exista o sincronismo perfeito! Se uma engrenagem trava, haverá uma reação em cadeia que vai acabar ferrando tudo! E o relógio para, pifa, quebra, estoura...

Mas acha que acabou aí? Não... Agora vamos ver, de maneira breve, o por que as vezes termos uma equipe perfeita e um presidente perfeito e o país ficar pior ou de termos um presidente trevas, uma equipe escrota e o país melhorar...
Tudo depende do cenário internacional. Se o cenário é favoravel o país cresce, se não for ele cai. De uma maneira prática, houve essa crise e por que o Brasil não quebrou? Enquanto pensam, prestem atenção nos dois paises que mais se ferraram, USA e Japão, houveram outros, mas esses dois foram gritantes. O que eles tem em comum? Tecnologia. Eram países que dependiam das exportações do seu setor tecnológico, se o mundo entrou em crise, logo não as compram, algo como, se você recebe uma merreca de salario e não sabe o dia de amanha você não vai comprar iPod, ou bugigangas de luxo, afinal, você quer apenas garantir que vai comer no outro dia. E o Brasil é o maior exportador de que mesmo? Pois é. O mundo precisa comer e o Brasil é o maior fazendão do planeta. Não foi o presidente que fez milagre, a situação só foi boa para o nosso lado, só isso. Da mesma maneira que também poderia não ser. Todavia, vale ressaltar que uma série de variáveis estão no calculo que diz se o país vai ou não tomar no sul, sim...sul. Mas de modo grosseiro podemos sim afirmar que foi isso, o mundo precisava comer e o Brasil tinha comida.

No final tenha em mente que tudo não passa de uma teia. Nossas ações de votar em um simples prefeito pode influenciar (segundo a teoria do caos) uma rodada na OMC. Por isso, ao verem candidatos péssimos, apenas riam mesmo da piada, porém, não dem mais creditos que um palhaço deve merecer. Por que, quando eles perceberem que não passam disso e que nada tem a ganhar com essas palhaçadas, o que inclui o seu voto, eles irão começar a se portar como gente e a se especializar antes de peitar um cargo politico, pois terão conciencia do que é correto e que não somos mais otários.

Agora, vocês, os candidatos Fail!



Depois dessa é entendivel por que vivemos na situação que estamos!